Maior satélite comercial de telecomunicações do mundo é lançado com sucesso

Paris, 1 jul (EFE).- O foguete Ariane-5 lançou com sucesso hoje o maior satélite comercial de telecomunicações do mundo, o TerreStar-1, da base de Kuru, na Guiana Francesa, segundo o consórcio espacial Arianespace, responsável pelo lançamento.

EFE |

Depois de entrar em órbita, este satélite dará cobertura à nova operadora americana de telecomunicações móveis de nova geração, a TerreStar Networks.

A missão do "TerreStar-1", cuja vida útil é de 15 anos, tem o objetivo de oferecer comunicações seguras a Governos em situações de urgência, a comunidades rurais e a empresas, utilizando ondas de rádio de 2 gigahertzs, para transmitir voz, dados e vídeos a terminais terrestres do tamanho de um telefone celular.

O satélite, com um peso à decolagem de aproximadamente sete toneladas, foi lançado às 14h52 (horário de Brasília) pelo foguete "Ariane-5", de mais de 50 metros de altura e 780 toneladas.

Construído pela companhia Space Systems Loral, em Palo Alto, na Califórnia, o "TerreStar-1" fornecerá diversos serviços de telecomunicações de nova geração aos EUA, Porto Rico e Canadá.

Dois computadores de bordo serão os encarregados, já em voo, de controlar a altitude e a trajetória do foguete, segundo informou a Arianespace. EFE pi/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG