computadores zumbis do mundo é desarticulada na Espanha - Mundo - iG" /

Maior rede de computadores zumbis do mundo é desarticulada na Espanha

Madri, 3 mar (EFE).- Três espanhóis controlavam a maior rede de computadores zumbis do mundo, desarticulada após infectar mais de 13 milhões de computadores de 190 países e conseguir informações bancária de mais de 800 mil pessoas, informou hoje a Guarda Civil da Espanha.

EFE |

Os 'computadores zumbis', controlados à distância sem que seu usuário saiba, são utilizados habitualmente para transações ilegais, roubar dados bancários ou em ataques coordenados contra uma rede governamental ou uma entidade financeira.

Além de conseguir dados pessoais e bancários de mais de 800 mil pessoas de todo o mundo, a rede agora desarticulada pela Guarda Civil em colaboração com o FBI (Polícia federal americana) prejudicou 500 empresas e mais de 40 entidades bancárias.

Os três espanhóis foram detidos ontem nas cidades de Balmaseda, Molina de Segura e em Santiago de Compostela, todas na Espanha, mas foram liberados nas últimas horas apesar das acusações.

A estimativa é de que, no mundo todo, há quase 100 milhões de computadores comprometidos, dos quais 13 milhões estavam em mãos dos três espanhóis detidos, com idades entre 25 e 31 anos.

Os detidos não criaram a rede de 'computadores zumbis', mas tinham comprado o programa no mercado negro e se limitavam a administrá-lo a partir de suas residências.

Em 23 de dezembro, uma ação coordenada da Guarda Civil, do FBI e de várias empresas de segurança de informática conseguiu desativar a rede. Porém, alguns dias depois, os detidos conseguiram recuperar o controle de parte dos computadores infectados. EFE edr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG