Maias preparam a chegada do ano 5125 com um dos calendários mais precisos

Os preparativos para a chegada do ano 5125 no próximo domingo começaram entre os remanescentes na Guatemala dos maias - uma civilização que desenvolveu no passado uma contagem de tempo sofisticada e precisa.

AFP |

A celebração do final e início dos ciclos constituem acontecimentos transcendentes na vida espiritual e civil dos maias que, na atualidade, buscam resgatar, revalorizar e divulgar seus calendários, segundo seus dirigentes.

O ano novo Ab' 5125 está previsto para começar no dia 22 de fevereiro do calendário gregoriano.

O também conhecido como Calendário Solar Maia "tem como função contar o tempo com base no registro das mudanças sazonais, entre outros fenômenos naturais e sua relação com atividades como a semadurara, colheita e vida civil dos povos", explica o funcionário Roberto Xoquic.

Xoquic, secretário da Coordenadoria Institucional Indígena do Estado, destaca que o Ab' -que significa hamaca- consta de 365,24 dias divididos em 18 meses de 20 dias cada um, seguidos por um período de cinco dias chamado Wayeb'.

Então cada Ab' (ano) equivale a "um hamaqueo" (rotação) da Terra em torno do Sol, segundo o livro Ciência maia aplicada à educação pré-primária e primária, do Conselho Nacional de Educação Maia.

"O Ab', além de um sistema de contagem do tempo, representa a sincronização das energias do cosmos e as da natureza que influem na vida do ser humano multidimensional", relata Xoquic.

Cada Ab' é regido alternadamente por um ministro (Iq', Kej, E, No'j), energias associadas a cada um dos quatro pontos cardinais, que protegem o desenvolvimento da vida humana sendo, ao mesmo tempo, uma chave para catalisar as forças naturais.

rz/fj/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG