Ramala, 18 jun (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, fará uma viagem por países árabes, onde se reunirá com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e com o rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, anunciou hoje um de seus porta-vozes, Nabil Abu Rudeina.

"Abbas conversará com os líderes árabes sobre os resultados de suas conversas com (o presidente dos Estados Unidos) Barack Obama para que cristalize uma posição árabe unida diante das condições que o primeiro-ministro israelense (Benjamin Netanyahu) impôs para as negociações de paz", explicou Abu Rudeine.

No domingo passado, em um importante discurso, Netanyahu aceitou pela primeira vez a criação de um Estado palestino, embora tenha imposto duas condições: que o Estado seja desmilitarizado e não tenha controle sobre seu espaço aéreo e que os palestinos reconheçam primeiro Israel como Estado judeu.

Abbas também abordará em seus encontros a estagnação do processo de paz palestino-israelense e a divisão entre o partido Fatah, do qual é líder, e o islamita Hamas.

Fontes de Muqata, a sede da Presidência palestina, disseram à Agência Efe que ainda não se decidiram sobre as datas da viagem. EFE nm-sar-ap/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.