Londres, 18 dez (EFE).- O magnata russo Alexander Lebedev, ex-agente do serviço secreto soviético (KGB) e dono do vespertino britânico Evening Standard, está negociando a compra do jornal The Independent e de sua versão dominical, o Independent On Sunday.

A Independent News & Media (INM), que edita os dois títulos, confirmou hoje que chegou a um acordo não vinculativo com Lebedev para tratar da exclusiva e possível venda de ambas as publicações.

O grupo disse que as negociações encontram-se em uma fase preliminar e estão sujeitas "à devida diligência, a um acordo sobre as consequências financeiras da transação para a INM e a várias condições contratuais importantes que satisfaçam completamente a todas as partes".

A INM, com sede em Dublin, frisou que "não há certeza de que estas discussões levarão à conclusão de uma transação de algum tipo" e acrescentou que o acordo com o oligarca russo vencerá em 15 de fevereiro.

O futuro do "Independent" e de seu "irmão" dominical foi objeto de rumores devido às dificuldades econômicas da INM, que fechou o ano passado com um prejuízo bruto de 161,4 milhões de euros. EFE pa/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.