Mágica ajuda a compreender mente humana, diz estudo

Técnicas usadas por mágicos podem ajudar cientistas a entender melhor como os seres humanos pensam e agem, sugere um estudo realizado por pesquisadores britânicos e canadenses. De acordo com a pesquisa, divulgado na publicação científica Trends in Cognitive Sciences, as técnicas podem esclarecer melhor mecanismos relacionados ao conhecimento e a percepção das pessoas.

BBC Brasil |

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Durham, no norte da Inglaterra, e da Universidade de British Columbia, no oeste canadense.

Como parte da pesquisa sobre as relações entre a mágica e a mente humana, os cientistas analisaram as reações de pessoas enquanto assistiam a truques de mágica.

Os pesquisadores estudaram as respostas de voluntários a vários truques.

Aplicações práticas
Em um dos experimentos, os voluntários viram um cigarro desaparecer quando, na verdade, o mágico o havia sutilmente deixado cair em seu colo.

O psicólogo Gustav Kuhn, da Universidade de Durham, que também é mágico, realizou o experimento.

Segundo os pesquisadores, o estudo das técnicas usadas pelos mágicos para chamar a atenção do público e para manipular sua percepção poderia ter aplicações práticas.

Uma melhor compreensão da mágica poderia, por exemplo, ajudar a mudar a maneira como as pessoas utilizam computadores, com novos programas que poderiam captar e direcionar a atenção dos usuários.

Os autores do estudo afirmam que, apesar de analisarem as respostas das pessoas aos truques, estão tomando muito cuidado para não revelar os segredos e os mistérios das mágicas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG