Macedônia terá pleito presidencial em 22 de março

Skopje, 10 jan (EFE).- O presidente do Parlamento da Macedônia, Trajko Veljanovski, convocou para 22 de março as eleições presidenciais e municipais do país, que tem aproximadamente dois milhões de habitantes.

EFE |

Veljanovski pediu aos partidos políticos e aos candidatos que "demonstrem suas capacidades democráticas", para que os pleitos transcorram "segundo os mais elevados padrões europeus".

Essa é uma das condições para que a União Européia (UE) possa determinar uma data para o início das negociações para a adesão da Macedônia, país candidato ao bloco desde 2005, e para que possa ser cancelado o regime de vistos para seus cidadãos.

As eleições parlamentares de junho passado foram na Macedônia foram ofuscadas por incidentes armados nas áreas de maioria albanesa.

O pleito de 22 de março deste ano será o quarto de caráter presidencial desde que a Macedônia proclamou sua independência da antiga federação iugoslava, em 1991.

O atual chefe de Estado, Branko Crvenkovski, assumiu o cargo em 2004, ao ganhar uma eleição antecipada pela morte, em um acidente aéreo, do então presidente, Boris Trajkovski. EFE Ib/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG