Lula visita o general Giap em Hanói

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Vietnã, se reuniu nesta quinta-feira com o general Vo Nguyen Giap, o artífice das vitórias militares contra a França e os Estados Unidos.

AFP |

Lula posou para uma foto com o general Giap, de 97 anos, e disse que enviaria uma cópia desta lembrança a Fidel Castro, o veterano revolucionário cubano.

"Os vietnamitas podem ficar orgulhosos de ser o povo que derrotou os franceses e os norte-americanos no mesmo século", afirmou Lula. "Isso revela muito sobre a natureza do povo vietnamita e sua grande resistência", acrescentou.

O general Giap disse que cada vez que vai a Cuba visita Fidel Castro.

Giap, que foi muito amigo do falecido líder revolucionário Ho Chi Minh, é considera um dos maiores estrategistas militares, por ter derrotado o regime colonial francês na batalha de Dien Bien Phu, em 1954.

Durante as duas décadas seguintes, o fundador do Exército Popular do Vietnã, cujas táticas de guerra inspiraram os combatentes anticolonialistas em todo o mundo, conduziu suas forças à vitória contra EUA, com a queda de Saigon, em 1975.

"Não podia partir do Vietnã sem visitar o general", indicou-lhe Lula em sua mansão colonial de Hanói, onde Giap lhe ofereceu um exemplar de "Anos e meses inesquecíveis", um de seus inúmeros livros de memórias históricas.

O presidente brasileiro chegou quarta-feira ao Vietnã, depois de assistir à cúpula do G8 no Japão. Sexta-feira, ele viajará para o Timor Leste, e sábado vai para a Indonésia.

fz/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG