Lula visita a Costa Rica

O presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, inicia nesta terça-feira sua primeira viagem à Costa Rica onde vai reforçar a cooperação técnica e comercial.

AFP |

Lula chega a San José procedente de Guatemala e assinará com o presidente Oscar Arias uma série de projetos, principalmente nas áreas de energia, saúde e correios.

Nesta quarta-feira, ambas as delegações assinarão acordo de cooperação técnica para o tratamento de águas residuais em locais mais pobres.

O projeto se somará aos onze contratados por Arias durante viagem ao Brasil em julho do ano passado, ligados à saúde, à criação de um banco de leite humano, além de conservação e gestão de centrais elétricas, modernização dos correios e biocombustíveis.

A construtora brasileira Andrade Gutiérrez já participa de obras de infraestrutura na Costa Rica, como as de reforma do aeroporto de San José.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Costa Rica experimentou um crescimento exponencial nos últimos anos, passando de 260,8 milhões de dólares em 2003 a 814,3 milhões de dólares ano passado, segundo dados do ministério das Relações Exteriores brasileiro.

O Brasil vende à Costa Rica aviões, ônibus, álcool etílico, fio de cobre e alumínio, entre outros, e compra principalmente chips fabricados no país pela americana Intel, assim como instrumentos médicos.

Um almoço nesta quarta-feira porá fim à viagem centro-americana de Lula, que incluiu também escalas em El Salvador e Guatemala.

af/elg/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG