Lula viajará sexta-feira a Buenos Aires para funeral de Kirchner

Presidente decretou três dias de luto por morte de ex-líder argentino, vítima de parada cardiorespiratória

EFE |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, viajará na próxima sexta-feira a Buenos Aires para assistir ao funeral do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, quem faleceu nesta quarta-feira de ataque cardíaco.

"O presidente Lula viajará na sexta-feira e voltará no mesmo dia ao Brasil", indicaram porta-vozes do Palácio do Planalto. Ainda não há definição sobre quem serão os integrantes da delegação que acompanhará o líder.

Lula, após ser informado sobre a morte do ex-chefe de Estado argentino nascido no vilarejo de El Calafate, no sul da Argentina em consequência de uma parada cardiorrespiratória, decretou três dias de luto no Brasil e enviou mensagem à presidente Cristina Fernández de Kirchner, mulher de Kirchner.

Em nota, classificou Kirchner de "grande aliado" e "fraternal amigo" e ressaltou que "foi notável seu papel na reconstrução econômica, social e política de seu país, e seu empenho na luta comum pela integração sul-americana". No comunicado, Lula apontou também que "os brasileiros se associam a dor de nossos irmãos argentinos neste momento amargo" e transmitiu seu "imenso pesar e solidariedade" à presidente Cristina Fernández de Kirchner.

Conforme informou o governo argentino, o funeral será realizado a partir de quinta-feira na Casa Rosada, sede da Presidência em Buenos Aires.

    Leia tudo sobre: argentinanéstor kirchnercristina kirchnerlula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG