Lula viaja para Copenhague para participar da cúpula sobre o clima

Brasília, 15 dez (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou hoje para Copenhague, onde participará da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15).

EFE |

A delegação brasileira na cúpula é formada por 700 pessoas, entre ministros, parlamentares, empresários, ecologistas, cientistas e personalidades da cultura, que, em sua maioria, já se encontram na capital dinamarquesa.

O Brasil oferecerá em Copenhague metas voluntárias baseadas em uma redução de 36,1% a 38,9% de suas emissões de gases estufa até 2020, que seria alcançada, sobretudo, com uma diminuição do ritmo de desmatamento na Amazônia.

Lula disse estar convencido de que a decisão do Brasil de oferecer metas concretas obrigou outros países, como China ou Estados Unidos, a seguir o exemplo.

"Pode haver algumas características diferentes entre os números que serão apresentados, mas um passo importante é que já está claro que todos os países terão que assumir responsabilidades, porque o aquecimento global é responsabilidade de todos", declarou, em uma recente emissão de seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente".

Lula permanecerá na capital dinamarquesa até a sexta-feira, dia de encerramento da cúpula.

Durante sua estadia, fontes oficiais afirmaram que Lula deve reunir-se com vários dos líderes presentes na reunião, mas a Presidência ainda não confirmou esses encontros bilaterais. EFE ed/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG