Lula viaja hoje a Israel para aproximar Brasil do O.Médio

São Paulo, 13 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja hoje para Israel, onde inicia uma viajem pelo Oriente Médio em busca de aproximar o Brasil da região, como aponta um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

EFE |

A viagem, que inclui escalas em Israel, Cisjordânia e Jordânia, reflete a "crescente aproximação do Brasil com países do Oriente Médio" e será discutido, em cada destino, o "estreitamento dos laços bilaterais comerciais e de cooperação", diz a nota do Itamaraty.

Segundo a Chancelaria, durante a viagem serão abordados temas como o reinício das negociações entre israelenses e palestinos e a disposição do Brasil em contribuir com o processo de paz no Oriente Médio.

O presidente partirá para Tel Aviv ainda hoje, às 22h (Brasília), com uma comitiva de ministros, governadores e 70 empresários. A agenda oficial, porém, só começará na segunda-feira.

Durante a viagem, Lula encontrará o presidente israelense, Shimon Peres, a chefe da oposição, Tzipi Livni, e diversos representantes da sociedade civil, além de comparecer a um seminário empresarial e a uma sessão no Parlamento (Knesset).

O presidente se reunirá ainda com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, antes de participar de um jantar em sua homenagem na residência oficial de Peres, em Jerusalém.

Na terça-feira, Lula visita o Museu do Holocausto (Yad Vashem) e a Universidade Hebraica. Após seus compromissos em Israel, irá aos territórios palestinos da Cisjordânia, onde será recebido pelo presidente, Mahmoud Abbas, e primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad.

Em Ramala, na quarta-feira, inaugurará a rua Brasil, próxima ao complexo presidencial da ANP, e depositará flores no mausoléu do líder palestino Yasser Arafat.

A viagem do presidente terminará com uma visita à Jordânia, em 17 e 18 de março. Em todas as cidades, de maneira paralela à visita de Lula, haverá encontros entre empresários locais e a comitiva brasileira. EFE wgm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG