Brasília, 15 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou hoje para o Peru, para participar amanhã da Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (EU-LAC, na sigla em inglês), e realizar no sábado uma visita oficial ao país.

No marco da cúpula, Lula terá reuniões bilaterais com os primeiros-ministros da Polônia, Donald Tusk, da República Tcheca, Mirek Topolanek, e da Jamaica, Bruce Golding.

Entre os líderes latino-americanos, só está confirmado um encontro com o chefe de Estado paraguaio, Nicanor Duarte, que receberá Lula ao lado do ex-bispo e presidente eleito paraguaio Fernando Lugo.

Lula também se reunirá amanhã com o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso e, segundo fontes oficiais, poderia ter uma conversa com o chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe, mas que ainda não foi confirmada.

Durante a cúpula, Lula, ao lado presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, a quem recebeu hoje em Brasília, apresentará uma iniciativa da Espanha e do Brasil para estimular a ajuda da comunidade internacional ao Haiti.

No sábado, Lula permanecerá em Lima para uma breve visita oficial ao Peru, que terá início com a inauguração de um seminário entre empresários dos dois países.

Depois se dirigirá ao Palácio de Governo, onde será recebido por seu colega peruano, Alan García, com quem terá uma reunião particular - da qual participarão depois ministros de ambos os Governos.

Após o encontro, Lula e García falarão com a imprensa.

O presidente brasileiro retorna ao país após um almoço no Palácio de Governo. EFE ed/rb/fb

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.