Lula vai à posse de Lugo, mas não deve debater sobre Itaipu

Brasília, 13 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistirá na sexta-feira à cerimônia de posse do futuro chefe de Estado do Paraguai, Fernando Lugo, mas não tem prevista nenhuma reunião bilateral com ele para discutir as questões relacionadas à hidrelétrica de Itaipu.

EFE |

"O presidente Lula não se reunirá com o presidente Lugo. Ele será convidado a visitar o Brasil, mas na ocasião não serão tratados os assuntos relativos à cooperação entre os dois países", afirmou hoje o porta-voz da Presidência Marcelo Baumbach à imprensa.

Segundo o porta-voz, o Brasil está disposto a dialogar posteriormente sobre as reivindicações paraguaias em relação a Itaipu, mas já deixou claro em várias oportunidades que não pretende revisar os aspectos essenciais do tratado binacional relativo à hidrelétrica.

"As discussões sobre quaisquer temas relacionados com o Paraguai somente começarão após 15 de agosto. Os Governos acordaram, também, que as negociações (sobre Itaipu) serão feitas da maneira mais direta para evitar ruídos na comunicação e que não serão feitas por declarações unilaterais de nenhum dos dois países", acrescentou.

Sobre Lula, o porta-voz informou que o presidente chegará a Assunção na noite de quinta-feira e que na sexta participará da cerimônia de posse e na de juramento do novo Gabinete.

Sexta-feira também assistirá a uma mostra de cultura paraguaia, a uma cerimônia religiosa pelos 471 anos de Assunção e à cerimônia de felicitação a Lugo com outros líderes estrangeiros. Depois disso, voltará a Brasília. EFE cm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG