nova era começa entre Brasil e Arábia Saudita - Mundo - iG" /

Lula: uma nova era começa entre Brasil e Arábia Saudita

O presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo que uma nova era teve início entre Brasil e Arábia Saudita, defendendo mais investimentos brasileiros no reino e no Oriente Médio, ao concluir sua visita ao rico país petroleiro do Golfo.

AFP |

"Estou muito satisfeito com os resultados da minha visita, uma nova era se abre hoje nas relações entre Arábia Saudita e o Brasil", declarou Lula à imprensa.

O presidente expressou também sua satisfação com a evolução das relações entre os dois países, defendendo a realização de mais investimentos e o aumento do comércio com os sauditas e com todo o Oriente Médio.

Por outro lado, disse que seus interlocutores sauditas se mostraram evasivos quanto a um possível apoio à candidatura do Brasil para a organização dos Jogos Olímpicos de 2016, com o Rio de Janeiro como cidade candidata.

No último dia de sua visita a Riad, Lula explicou a empresários sauditas e brasileiros que um reforço da cooperação bilateral deixaria os dois países menos vulneráveis em relação às turbulências econômicas.

"Estou aqui porque temos necessidade de novos sócios", indicou Lula na Câmara de Comércio de Riad, acrescentando que "precisamos diversificar nossos intercâmbios comerciais".

Dois acordos de cooperação foram assinados neste domingo: um entre a Petrobras e uma companhia de mineração saudita e outro entre a sociedade Biomm (Brasil) e o grupo saudita Gabas, formando uma aliança empresarial no ramo farmacêutico para produzir insulina para o mercado do Golfo.

pmh/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG