Lula se reunirá em Washington com líderes da Itália, Japão e Turquia

Brasília, 10 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá na próxima segunda-feira em Washington com os primeiros-ministros da Itália, Silvio Berlusconi; Japão, Yukio Hatoyama, e Turquia, Recep Erdogan, informou hoje o Governo.

EFE |

As reuniões ocorrerão durante a cúpula sobre segurança nuclear convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à qual assistirão líderes 47 países.

Berlusconi planejou recentemente duas visitas ao Brasil, mas cancelou a viagem de última hora.

A última foi no mês passado, quando a visita chegou a ser anunciada de forma oficial para 9 de março. Quatro dias antes, porém, acabou cancelada.

Um dos assuntos que Lula e Berlusconi poderiam discutir durante o encontro em Washington é a situação do ex-ativista de extrema esquerda italiano Césare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país e cuja extradição foi aprovada pela justiça brasileira em novembro passado.

Battisti, detido no Brasil desde março de 2007, obteve do Governo Lula o status de refugiado que foi cancelado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que em 18 de novembro se pronunciou a favor de sua entrega à justiça italiana.

O STF, no entanto, deixou a decisão final para Lula, quem ainda não se manifestou sobre o assunto.

A concessão de refúgio pedido posteriormente pelo Supremo gerou um forte mal-estar na Itália, cujo Governo chegou a retirar seu embaixador no Brasil por um mês em protesto.

Battisti, de 55 anos se dedica atualmente à literatura, permanece detido em uma prisão de Brasília, na qual está preso desde sua captura no Rio de Janeiro, onde estava escondido desde 2004. EFE ed/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG