Lula se reunirá com Cristina Fernández em Washington antes da cúpula do G20

Brasília, 12 nov (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá na próxima sexta com a chefe de Estado argentina, Cristina Fernández de Kirchner, em Washington, onde os dois participarão da cúpula na qual o G20 discutirá a crise financeira global.

EFE |

O porta-voz da Presidência brasileira, Marcelo Baumbach, disse hoje em entrevista coletiva que Lula chegará a Washington procedente de Roma amanhã, quando não acontecerá nenhuma atividade oficial.

No dia seguinte acontecerão reuniões bilaterais com Cristina e também com o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, e com representantes de organizações sindicais americanas.

Além disso, Baumbach disse que é possível que se concretizem reuniões bilaterais com os primeiros-ministros do Reino Unido, Gordon Brown, e do Japão, Taro Aso.

Segundo Baumbach, também está sendo negociada uma reunião dos líderes do chamado Bric, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

Em todo caso, o porta-voz disse que as reuniões serão para discutir as posições que os países do G20 levarão para a cúpula que será realizada no sábado em Washington.

Baumbach afirmou que o Brasil considera que o começo de solução para a crise passa por uma reforma das instituições financeiras internacionais, de forma que se dê voz e voto aos países em desenvolvimento.

"Deve-se aumentar a transparência dos mercados por meio de instrumentos universais", mas também "reconhecer a necessidade de aumentar a participação dos países em desenvolvimento nos órgãos decisórios" da economia mundial, declarou o porta-voz.

Outro assunto no qual Lula insistirá será na necessidade de que sejam retomadas as negociações da Rodada de Doha, que na sua opinião só depende de "uma decisão política" dos líderes mundiais.

Segundo Baumbach, Lula reiterará que "uma maior abertura comercial será uma das melhores medidas contra a crise e uma ferramenta poderosa para combatê-la". EFE ed/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG