Lula se reunirá com Chávez para avaliar cooperação energética

Caracas, 9 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir em junho com o governante da Venezuela, Hugo Chávez, na cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, para avaliar a cooperação energética entre os dois países.

EFE |

O encontro foi anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que foi recebido nesta quinta-feira por Chávez no palácio presidencial de Miraflores, informou a estatal "Agência Bolivariana de Notícias" (ABN).

O ministro indicou que os dois presidentes vão estudar os projetos de troca de energia elétrica e o avanço do projeto para a construção de um gasoduto que partirá da Venezuela e seguirá até o sul do Brasil.

"Os dois presidentes se reunirão em Santa Elena de Uairén, e temos a esperança de que haja uma posição com maiores avanços nesses assuntos", disse o Lobão, citado pela "ABN", ao se referir-se ao encontro nessa cidade do estado Bolívar, situada a poucos quilômetros da fronteira com o Brasil.

Lula e Chávez se reuniram, em março, em Recife, onde qualificaram de histórico o acordo assinado na ocasião pelas petrolíferas Petrobras e Petróleos de Venezuela (PDVSA) para se associar em uma refinaria no Brasil.

"É um acordo histórico porque pela primeira vez a PDVSA, que sempre exportou seu petróleo ao norte, olha para o sul, e porque reforça o papel da Petrobras na integração sul-americana", afirmou Lula na ocasião. EFE eb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG