Lula se reúne com líderes de países de língua portuguesa em Lisboa

Lisboa, 24 jul (EFE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta sexta-feira com os governantes dos outros sete países de língua portuguesa durante uma visita de dois dias a Portugal que inclui também atos culturais e econômicos.

EFE |

Lula se encontrará com o chefe de Estado venezuelano, Hugo Chávez, que realiza outra visita oficial a Lisboa e, segundo fontes da comitiva de Caracas, está previsto que conversem por telefone e, talvez, se encontrem pessoalmente.

O presidente brasileiro participa em Portugal da 7ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja Presidência de turno corresponde a partir de agora a Portugal.

Segundo fontes brasileiras, está previsto que, além de diversas reuniões políticas, Lula assista, no sábado, antes de voltar ao Brasil, à cerimônia de assinatura de um acordo de investimentos entre a Embraer e a empresa de aviação portuguesa Ogma.

Lula chega nesta quinta-feira a Lisboa, e na sexta-feira, além de participar da cúpula da CPLP, se reunirá em particular com a maioria dos governantes presentes, incluindo os anfitriões portugueses.

No mesmo dia, participará da entrega do prêmio Camões, a principal premiação literária da língua portuguesa, ao escritor português Antonio Lobo Antunes.

O presidente brasileiro participará também de um debate sobre a língua portuguesa, cuja promoção no mundo é um dos objetivos principais da CPLP.

Lula chegará a Portugal quando o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, já tiver promulgado um polêmico acordo ortográfico da língua portuguesa que aspira a unificar o idioma em nível internacional.

O texto, que unificará, sobretudo, as modalidades portuguesa e brasileira do idioma, foi muito criticado por intelectuais, acadêmicos e jornalistas de Portugal, que se queixaram de que respondia a imposições do Brasil por ser o país com mais falantes da língua. EFE ecs/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG