Lula se reúne com candidato à Presidência do Uruguai

Brasília, 6 ago (EFE).- O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu hoje com o candidato à Presidência do Uruguai José Mujica, que pediu apoio na resolução dos problemas de interconexão elétrica entre os dois países.

EFE |

Uruguai tem recorrentes problemas de abastecimento de energia e confia em um projeto de interconexão elétrica com o Brasil, que já tem respaldo da unidade técnica do Fundo para a Convergência Estrutural (Focem) do Mercosul, mas cujo financiamento não foi aprovado pelo bloco.

O custo da obra foi calculado em US$ 200 milhões e Lula, segundo disse Mujica após a reunião, manifestou sua "preocupação" em "resolver" o assunto o mais rápido possível.

Mujica explicou que, além disso, Lula disse que o Brasil "encara um processo de desenvolvimento elétrico importante, para ter reservas e poder atender, em caso de uma emergência, os frequentes problemas de secas no sul e reforçar a capacidade do Uruguai".

O candidato do governista Frente Ampla para as eleições do dia 25 de outubro, no Uruguai, acompanhado pelo ministro de Economia e que concorrerá à Vice-Presidência, Danilo Astori, disse que Lula também assegurou que está disposto a modificar "a política energética" do Brasil "para favorecer o Uruguai".

Além disso, Astori explicou que o presidente ofereceu sua colaboração para solucionar algumas dificuldades do Mercosul e, em particular, "no acesso ao mercado ampliado, que é fundamental para o Uruguai".

Mujica comentou que, durante a reunião, que conversaram também sobre os processos políticos e eleitorais no Uruguai e no Brasil.

O candidato à Presidência assegurou que Lula "é provavelmente o presidente mais simpático da América Latina" e revelou que conversaram sobre futebol.

Mujica comentou e concordou com a preocupação de Lula sobre a contínua ida de jogadores latino-americanos para outros países, principalmente para a Europa, e indicou que para brasileiros e uruguaios o futebol "é uma questão social". EFE ed/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG