Lula se irrita com demoras de las discusiones durante Cumbre de Unasur

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não conseguiu conter nesta sexta-feira a irritação durante a Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), com a extensão dos discursos e com a decisão de se permitir que as discussões sejam transmitidas ao vivo.

AFP |

"Quando parecia que a reunião havia acabado, passamos a discutir tudo de novo. Tem presidentes que falaram três ou quatro vezes (...) ", disse Lula, visivelmente irritado.

Os presidentes da Unasul se reuniram em Bariloche para tentar dissipar a tensão ante o acordo que permite a tropas dos Estados Unidos utilizar sete bases militares na Colômbia, mas a extensão dos debates gerou visível mal-estar no presidente brasileiro.

Lula afirmou que os presidentes Tabaré Vázquez (Uruguai) e Alan García (Peru) já não estavam em plenário. "E se continuar assim vamos ficar dois ou três, e isso não pode ser. Não podemos começar a discutir tudo de novo", disse.

Antes de desconectar seu microfone com um gesto brusco, Lula recordou ter mencionado "a discussão sobre a obtenção de garantias jurídicas de que as tropas só seriam utilizadas em território colombiano. Mas a discussão não avança".

Voltando-se para o presidente do Equador, Rafael Correa, Lula disse: "Seu discurso teria que ter sido pronunciado no começo, não no final".

No entender de Lula, um dos problemas foi a decisão - adotada no começo da reunião, ante um pedido da Colômbia - de que as câmaras de televisão transmitissem a reunião ao vivo.

"Me preocupa o que dirá a imprensa amanhã sobre esta reunião", continuou.

Lula também reagiu asperamente a uma frase do presidente da Bolívia, Evo Morales, que se disse impedido de assinar um documento que não rejeite explicitamente a operação de bases militares extrarregionais na América do Sul.

"Se um presidente tenta impor a outro suas verdades, não teremos um documento", disse Lula.

ahg/cd/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG