Lula se encontrará com Betancourt sexta-feira em São Paulo

Rio de Janeiro, 29 nov (EFE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá na sexta-feira em São Paulo com a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt durante uma viagem que a ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fará por alguns países latino-americanos, informaram fontes oficiais.

EFE |

A reunião não tem uma agenda definida por se tratar de uma visita de cortesia, segundo uma fonte do Palácio do Planalto consultada pela Agência Efe.

De acordo com a mesma fonte, Betancourt já tinha manifestado publicamente o desejo de visitar o Brasil para agradecer a Lula pessoalmente pelos esforços feitos pelo Governo brasileiro para conseguir sua libertação.

Três meses antes da operação militar colombiana que permitiu seu resgate após cerca de seis anos em cativeiro, o Governo brasileiro pediu publicamente às Farc para libertar a ex-congressista por razões humanitárias.

Lula apoiou um pedido no mesmo sentido feito então pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores procurado pela Efe, o encontro com Lula foi solicitado diretamente à Presidência e não passou pelo Itamaraty.

Betancourt, que também foi convidada ao país por diferentes parlamentares, se encontrará com Lula na sede da Presidência em São Paulo.

A ex-candidata, que hoje viajou pela primeira vez à Colômbia desde que foi libertada, em julho, participou na sexta-feira em Madri em uma manifestação pela libertação dos seqüestrados na Colômbia. EFE cm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG