Lula revela ter pedido a Zapatero navio para levar ajuda a Cuba

Havana, 31 out (EFE) - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva, disse hoje em Havana que pediu um navio de grande porte ao líder do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, para transportar ajuda humanitária aos países do Caribe afetados por furacões. Lula quer enviar 45 mil toneladas de arroz, sendo 15 mil delas a Cuba e o resto para Haiti, Jamaica, Honduras e outros países, pelo que pediu, na quinta-feira, a Zapatero em San Salvador -onde participavam da 18ª Cúpula Ibero-Americana- um navio maior que os que a Marinha brasileira possui. Ontem (quinta-feira) acertei com o companheiro José Luis Rodríguez Zapatero e ele vai nos emprestar uma embarcação grande, de mais de 50 mil toneladas, para que, daqui a três semanas, vá ao porto do Rio Grande do Sul para depois trazer o alimento para distribuí-lo aqui, explicou o presidente. Sei que os alimentos precisavam chegar mais depressa, mas não temos um navio e ainda demoraríamos 45 dias para conseguir alugá-lo, disse o presidente brasileiro. Essa ajuda se somará às 1.500 toneladas que o Brasil já enviou à região após os furacões que destruíram vários países em agosto e setembro.

EFE |

Lula, que chegou na quinta-feira a Havana para uma visita de 22 horas, reiterou o respaldo brasileiro a Cuba, atingida por dois furacões que deixaram prejuízos de mais de US$ 5 bilhões, segundo cálculos oficiais.

Em setembro, o Brasil enviou a Cuba dois aviões com 28 toneladas de alimentos para os desabrigados, e está em caminho um navio com mais mantimentos e materiais para a reconstrução de infra-estruturas e imóveis.

Lula disse que o Governo brasileiro está "fazendo um esforço muito grande" para ajudar a reconstruir as infra-estruturas elétricas destruídas na ilha.

"Uma comissão de técnicos brasileiros já está aqui, em Cuba, para ver que tipo de cabo é necessário", disse o governante, e explicou que Cuba usa cabos de cobre e o Brasil, de alumínio, o que dificulta concretizar a ajuda. EFE jlp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG