grande oportunidade para América do Sul - Mundo - iG" /

Lula: reunião da Unasul em Bariloche é grande oportunidade para América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sábado que a próxima cúpula da Unasul, que analisará o polêmico acordo que prevê a utilização de bases colombianas pelos Estados Unidos, é uma grande oportunidade para mostrar que a América do Sul trabalha pela paz.

AFP |

A reunião na cidade argentina de Bariloche, marcada para o dia 28 de agosto, "é a grande oportunidade que temos para mostrar que a América do Sul está construindo sua democracia e sua prosperidade, e que estamos trabalhando para que reine a paz na América do Sul", declarou Lula, que está na Bolívia em visita oficial.

Na sexta-feira, Lula ligou para Obama destacando que "que há uma sensibilidade na região, e que em alguns países esta sensibilidade é ainda maior" em consequência do acordo com a Colômbia, como informou em Brasília o chanceler brasileiro Celso Amorim.

Na ocasião, o presidente brasileiro também propôs a Obama que participe da reunião da Unasul em Bariloche, para discutir o uso de bases militares colombianas pelos EUA.

Lula discutiu o tema neste sábado com o presidente boliviano, Evo Morales, um dos mais enfáticos críticos do acordo selado entre Bogotá e Washington ao lado do venezuelano Hugo Chávez e do equatoriano Rafael Correa.

"Evo foi um verdadeiro herói na luta pela integração sul-americana, e Evo gosta, como todo bom sindicalista, de pensar antes de falar. Às vezes fala menos do que deveria, e acho que isso ao invés de prejudicar ajudou muito a conduzir a paz na América do Sul", estimou Lula.

Morales, por sua vez, afirmou que a cúpula de Bariloche será uma boa oportunidade "para debater profundamente o tema da presença militar americana na região sul-americana", reiterando sua posição de não permitir que tropas estrangeiras permaneçam no território de seu país.

"Fomos vítimas, eu fui vítima da repressão da América do Norte nesta região", afirmou, referindo-se à região cocaleira do Chapare, onde se reuniu com Lula neste sábado.

Morales começou sua vida política como líder das seis federações de produtores de coca da região.

rb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG