Lula reitera sua preocupação por presença da IV Frota dos EUA na região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou sua preocupação pela presença da IV Frota dos Estados Unidos na região porque isso acontece exatamente onde acabamos de descobrir petróleo, segundo declarações publicadas neste domingo ao jornal El Clarín de Buenos Aires.

AFP |

O presidente brasileiro defendeu a proposta de seu país de criar um Conselho da Defesa Sul-americano e insistiu em sua preocupação em relação à IV Frota americana.

"Quando os Estados Unidos afirmam que a IV Frota está aqui para ajuda sanitária, não entendo para que se nós não estamos pedindo que nos ajudem em termos de saúde", argumentou.

Lula admitiu que as forças armadas brasileiras "não frágeis do ponto de vista de equipamento" e anunciou que seu país vai reconstruir sua indústria de defesa.

Apesar de enfatizar que o Brasil é um país que não tem inimigos e "é pacifista de nascimento", advertiu que "o mundo nem sempre tem a mesma linha que nós".

"Sempre pode aparecer alguém que queira a guerra e, por isso, precisamos estar preparados para cuidar de nosso território e de nossa região", afirmou.

str/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG