Lula receberá prêmio do Instituto Roosevelt por combate à pobreza

Expectativa da entidade norte-americana é de que o ex-presidente compareça pessoalmente à premiação, marcada para maio

iG São Paulo |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o Four Freedoms Award, prêmio concedido todos os anos pelo Instituto Roosevelt. O petista será homenageado pelo combate à pobreza e à desigualdade social durante seu governo, de acordo com a entidade norte-americana. A expectativa dos organizadores é a de que Lula compareça pessoalmente à cidade Holandesa de Middelburg no dia 12 de maio para receber a premiação.

Saiba mais: Entenda o câncer que atinge o ex-presidente Lula
Acompanhamento: Ex-presidente Lula inicia tratamento contra tumor na laringe

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula está em tratamento contra o câncer, mas deve concluir etapa de radioterapia antes da data prevista para a premiação
Lula se submete atualmente à segunda fase do tratamento contra o câncer, na qual passa por sessões diárias de radioterapia. A previsão da equipe médica, entretanto, é a de que o tratamento esteja concluído até a data prevista para a premiação.

O Four Freedoms Award é o principal dos cinco prêmios que anualmente são concedidos pelo Instituto Roosevelt, e é entregue alternadamente em suas sedes de Nova York e de Middelburg. Outros premiados na edição 2012 são a feminista e política indiana Ela Ramesh Bhatt, que lutou pela participação feminina no mercado de trabalho e os direitos das mulheres na Índia, e o ministro de Energia iraquiano Hussain al-Shahristani, preso em 1980 pelo regime do Saddam Hussein por seu trabalho para interromper a construção de armas nucleares.

Além disso, a emissora de televisão "Al Jazeera" será premiada por seu trabalho em defesa da liberdade de expressão, assim como o arcebispo de Constantinopla Bartolomeu I, por seu trabalho como líder espiritual da Igreja Cristã Ortodoxa e seu espírito conciliador entre as religiões muçulmana, judaica e cristã.

*Com informações da EFE

    Leia tudo sobre: Lulacâncer de LulaInstituto Roosevelt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG