Lula receberá prêmio britânico Chatham House

(Embargada até 21h - Brasília - desta segunda-feira). Londres, 29 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve o prêmio Chatham House 2009, concedido pelo Instituto de Assuntos Internacionais de Londres, por sua contribuição à melhora das relações exteriores.

EFE |

Lula recebe o prêmio em reconhecimento a seu trabalho para conseguir a estabilidade e a integração da América Latina e por sua liderança na resolução de crises regionais, segundo afirmou o prestigiado instituto britânico, conhecido como Chatham House.

O presidente brasileiro também é homenageado por sua grande contribuição para reduzir a pobreza no país e por seu apoio aos compromissos democráticos no Brasil.

"Os membros da Chatham House também reconhecem que a notável trajetória pessoal do presidente Lula é prova das qualidades excepcionais de liderança que o ajudaram a reforçar as cordiais relações entre Brasil e o resto da América, e certamente com os países de todo o mundo", afirma o instituto.

Segundo o instituto, Lula estará em Londres no próximo dia 5 de novembro para receber o prêmio, em cerimônia que acontecerá em Banqueting Hall, em Whitehall, a zona governamental de Londres, e na qual participará o ministro britânico das Empresas, Peter Mandelson.

O diretor da Chatham House, Robin Niblett, apontou que Lula foi votado para receber o prêmio correspondente a 2009 por suas "notáveis qualidades como líder nacional, regional e internacional".

EFE vg/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG