Lula receberá o Prêmio Chatham House 2009 no dia 5 de novembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o prestigioso Prêmio Chatham House 2009 por sua contribuição à estabilidade e integração na América Latina e por seu papel na resolução de crises regionais, informou o centro de estudos britânico.

AFP |

Lula receberá o prêmio em uma cerimônia prevista na capital britânica no próximo dia 5 de novembro, segundo o centro, que recompensa anualmente a figura política que fez "a contribuição mais significativa para a melhoria das relações internacionais no ano anterior".

O diretor do centro, Robin Niblett, explicou que Lula foi eleito por suas "excepcionais qualidade de líder nacional, regional e internacional" e que o prêmio reconhece seus "êxitos pessoais e a influência crescente que conseguiu para o Brasil".

A Chatham House afirma ainda que, no âmbito internacional, se destacam o "fortalecimento das relações cordiais entre o Brasil e o resto das Américas, e outros países em todo o mundo".

Na esfera subcontinental, Lula foi reconhecido por ser uma "figura-chave na estabilidade e integração na América Latina e por desempenhar um papel destacado na resolução de crises regionais", e no âmbito local por "sua contribuição para a redução da pobreza no Brasil".

Lula superou outros finalistas selecionados pelos membros da Chatham House, como o ministro das Relações Exteriores, o príncipe Saud Al Faisal, e a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, em votação aberta.

ra/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG