Lula receberá Chávez e presidente do Senegal em Salvador

Rio de Janeiro, 16 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá separadamente nos dias 25 e 26 de maio, em Salvador, os presidentes do Senegal, Abdoulaye Wade, e da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou hoje o Ministério das Relações Exteriores.

EFE |

A reunião com Chávez em Salvador está prevista para 26 de maio e faz parte dos tradicionais encontros que os dois presidentes mantêm trimestralmente desde 2007, para discutir os diferentes assuntos bilaterais e impulsionar a integração regional.

Chávez e Lula se reuniram em janeiro na localidade venezuelana de Machiques, e, em setembro de 2008, tinham feito o mesmo em Manaus.

Os presidentes disseram que, na reunião de Salvador, esperam assinar o acordo definitivo para a criação da refinaria binacional que a Petrobras já está construindo em Pernambuco.

O presidente venezuelano também espera que, no encontro em Salvador, já esteja definida a entrada da Venezuela no Mercosul, que ainda depende da ratificação dos Congressos do Brasil e do Paraguai.

Um dia antes da reunião com Chávez, Lula se reunirá em Salvador com o presidente do Senegal para fazer o lançamento oficial no Brasil do 3º Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), que será realizado, em Dacar, em dezembro, e que terá a participação de vários grupos brasileiros como convidados especiais. EFE cm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG