Lula recebe Raúl Castro em Brasília com honras de Estado

Brasília, 18 dez (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, foi recebido hoje com honras de Estado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início da primeira visita oficial do líder cubano ao Brasil.

EFE |

Raúl Castro chegou ao Palácio do Planalto pouco antes das 12h e passou em revista um batalhão dos Dragões da Independência, guarda de honra da Presidência brasileira.

Lula esperou Raúl Castro no alto da rampa do palácio, onde os dois presidentes ouviram os hinos cubano e brasileiro, em meio a salvas de tiros de canhão.

Depois, os dois governantes posaram para os fotógrafos e Raúl Castro comentou a Lula que fariam "como os políticos da União Européia, que se dão as mãos e sorriem (diante da imprensa), mas não têm as relações fraternas" como a dos dois.

A cerimônia durou cerca de 15 minutos e incluiu uma saudação dos dois presidentes a um grupo de crianças de escolas públicas que estavam com bandeiras do Brasil e de Cuba, com os quais posaram para algumas fotos.

Em seguida, iniciaram uma reunião de trabalho, na qual Lula e Raúl Castro devem discutir assuntos de interesse comum, centrados especialmente na economia e no comércio.

Depois. Lula oferecerá um almoço em honra ao presidente cubano no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, que será o último ato oficial da visita de Raúl Castro.

Também com esse almoço, terminarão as atividades da primeira viagem de Raúl Castro ao exterior desde que assumiu o poder, em fevereiro, em lugar do irmão Fidel.

O Raúl Castro chegou no sábado passado a Caracas e, entre segunda-feira e quarta-feira, participou das cúpulas do Mercosul, do Grupo do Rio, e da América Latina e do Caribe, que aconteceram na Costa do Sauípe (Bahia).

A volta de Raúl Castro a Havana está prevista para hoje mesmo, após este deixar Brasília. EFE ed-mp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG