Lula recebe Mujica para discutir agenda comercial e política

Brasília, 29 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje seu colega uruguaio, José Mujica, com quem deve realizar uma reunião de trabalho e participar de um jantar nos quais conversarão sobre uma vasta agenda bilateral e regional.

EFE |

Ambos os governantes trocaram um carinhoso abraço na porta do salão principal do Palácio Itamaraty, onde Lula esperava por Mujica, a quem chamou de "velho amigo".

Fiel a sua informalidade, Mujica não usou gravata, mas estava com um elegante terno escuro e uma camisa branca.

Lula, por sua vez, estava de terno e gravata e recebeu o presidente uruguaio ao lado da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Mujica e Lula posaram para os fotógrafos e seguiram para dentro do palácio para uma reunião de trabalho que contaria com a participação de ministros brasileiros e uruguaios.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a agenda se centrará em assuntos comerciais e de investimentos mútuos, na integração das cadeias produtivas e no desenvolvimento de obras de infraestrutura nas áreas fronteiriças.

Nesse último ponto, há especial interesse na interconexão elétrica, na integração das redes ferroviárias, na construção de uma nova ponte na fronteira e em obras necessárias para melhorar a conexão fluvial entre os dois países.

No plano regional, conversarão sobre o Mercosul e a União de Nações Sul-americanas (Unasul).

No ano passado, a troca comercial entre Brasil e Uruguai somou US$ 2,6 bilhões, com a balança ligeiramente inclinada a favor do Brasil, que exportou mercadorias para o Uruguai no valor de US$ 1,36 bilhão.

Mujica deve retornar amanhã cedo para Montevidéu em um voo comercial com escala em Porto Alegre. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG