Lula realiza visita oficial ao Peru neste sábado

Lima, 16 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará amanhã uma visita oficial ao Peru, que coincidirá com a realização da mini-cúpula entre a União Européia e o Mercosul.

EFE |

Lula, que hoje participou da 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (LAC-EU, na sigla em inglês), iniciará sua agenda oficial este sábado com a inauguração do Seminário Empresarial Peruano-brasileiro, na Embaixada do Brasil, em Lima.

Posteriormente, participará da reunião entre os presidentes do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e representantes da UE, que gerou expectativas devido ao longo bloqueio das negociações para a execução de um tratado de associação política, comercial e de cooperação.

O diálogo entre o Mercosul e a UE está estagnado pelas diferenças irreconciliáveis entre as regiões em questões agrícolas, o que fez com que a UE vinculasse o acordo aos resultados da Rodada de Doha, que tenta conseguir a liberalização mundial do comércio.

Uma vez concluída a "mini-cúpula" Mercosul-UE, Lula se dirigirá ao Palácio do Governo de Lima, onde será recebido pelo presidente peruano, Alan García.

Ali, assinará dez convênios de cooperação relativos à ajuda mútua no fortalecimento institucional e assistência técnica em gestão pública, trabalho, pequenas e médias empresas, agricultura, moradia, saúde e mineração.

Além disso, as empresas Petrobras e Braskem assinarão um memorando de entendimento para o desenvolvimento de um projeto petroquímico que tem como objetivo produzir etileno e polietileno no Peru, o que contempla um investimento de US$ 3 bilhões, informou hoje a agência oficial "Andina".

Os ministros de Energia e Minas de ambos os países também assinarão um convênio de integração energética.

Lula concluirá sua visita oficial no sábado à tarde, quando está previsto que retorne ao Brasil. EFE erm/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG