Lula realiza primeira visita oficial ao Cazaquistão

Moscou, 17 jun (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com seu colega do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em sua primeira visita a este país centro-asiático rico em hidrocarbonetos.

EFE |

"Brasil e Cazaquistão devem impulsionar suas relações nas esferas política, econômica e cultural", afirmou Lula durante sua reunião com Nazarbayev, segundo a agência "Kazainform".

Lula, que chegou na noite (local) desta terça-feira a Astana procedente da Rússia, ressaltou que no momento atual "existe uma grande oportunidade de mudar a ordem mundial".

"Devemos reformar a ONU, reforçar as organizações que se dedicam a promover o desenvolvimento dos países e fortalecer o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM)", disse.

O presidente informou que uma delegação de empresários brasileiros liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, visitará o Cazaquistão em setembro.

"O ministro de Minas e Energia (Edison Lobão) também deve fazer parte dessa visita, para discutir as perspectivas de associação na esfera do petróleo e dos biocombustíveis", disse Lula.

O presidente também discutiu com Nazarbayev o trabalho das comissões bilaterais criadas durante a visita do governante do Cazaquistão ao Brasil em 2007.

Nazarbayev destacou que as trocas bilaterais "dobraram em 2008, para US$ 274,4 milhões".

No entanto, afirmou que "esse número não se corresponde ao potencial dos dois países, que é enorme tanto no plano da cooperação econômica como política".

Nazarbayev defendeu a criação de comissão intergovernamental sobre a cooperação econômica-comercial para impulsionar os intercâmbios e os investimentos.

Segundo a Chancelaria do Cazaquistão, os dois países estão interessados em impulsionar a cooperação bilateral em matéria agrícola, de mineração e energética, espacial e turística. EFE io/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG