Precisamos ser muito duros e severos com os golpistas em Honduras - Mundo - iG" /

Lula: Precisamos ser muito duros e severos com os golpistas em Honduras

O presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva reiterou nesta terça-feira sua condenação ao golpe de Estado em Honduras afirmando que precisamos ser muito duros e severos com os golpistas, em declarações ao canal francês de televisão France 24.

AFP |

"É preciso punir os militares golpistas em Honduras", afirmou o presidente Lula, acrescentando que "não podemos admitir sob nenhuma hipótese que alguém se conceda o direito de anular um governo eleito legitimamente pelo povo".

"O Brasil condena totalmente o que foi feito", insistiu.

"Qual foi o crime do presidente Zelaya? Pedir um referendo em que o povo poderia ter votado contra?", questionou.

"O que não pode resolver esse problema é um golpe de Estado, é preciso respeitar a participação popular", destacou.

"A América Latina sofreu muito com os golpes de Estado dos anos 60 e 70 e não podemos admitir que isto volte a se repetir", disse Lula.

O chefe de Estado brasileiro abordou a situação em Honduras após ter sido ouvido sobre a eventualidade de apresentar-se a um terceiro mandato presidencial em 2010.

Lula rejeitou a possibilidade em nome da democracia e porque considera que dois mandatos são mais do que suficientes para se desenvolver um programa.

"Se fosse necessário apresentarmo-nos de novo, nos apresentaríamos, mas acho que no Brasil dois mandatos de quatro anos estão bons para um presidente da República", precisou.

Respondendo a um comentário do jornalista que apontou na América Latina outros presidentes com a intenção de se apresentar a vários mandatos, Lula recordou que não parece absurdo a ninguém que na Europa os primeiros-ministros façam o mesmo.

"Na Europa, um primeiro-ministro pode permanecer 16, 17 ou 18 anos e ninguém considera um absurdo", recordou.

"Se quiserem ficar 12 anos que o façam, como Margaret Thatcher, Helmuth Kohl, ou como Felipe González", destacou.

feff/erl/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG