Estou 24 horas por dia disposto a contribuir para a paz sul-americana - Mundo - iG" /

Lula: Estou 24 horas por dia disposto a contribuir para a paz sul-americana

Bogotá, 19 jul (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje estar 24 horas por dia disposto a contribuir para a paz em toda a América do Sul.

EFE |

A declaração de Lula foi feita durante uma entrevista coletiva conjunta com seu colega colombiano, Álvaro Uribe, que anunciou a decisão da Colômbia de integrar o Conselho de Segurança da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

"Como companheiro que sou do presidente Uribe, como companheiro que sou do presidente Chávez (Venezuela), de Rafael Correa (Equador), de Evo Morales (Bolívia), estou, 24 horas por dia, à disposição para contribuir para a paz de nossa querida América do Sul", declarou o governante brasileiro.

Lula lembrou que já dialogou com Correa e Uribe e que vai "conversar com todos com quem for necessário conversar". Além disso, ressaltou que a única forma de assegurar o desenvolvimento da região com o "continente em paz e em harmonia".

Ao ser perguntado sobre o convite feito pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para dialogar sobre a paz na Colômbia, o presidente brasileiro disse que não podia comentar um assunto sobre o qual não tinha conhecimento.

"Eu não por que motivo a Nicarágua convidou as Farc. Não poderia comentar um assunto que não conheço", declarou Lula.

O chefe de Estado explicou que, de todas as maneiras, o Brasil "não agirá sem, antes, obter a explícita concordância da Colômbia" a respeito.

Lula se disse feliz com a libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt e de mais 14 reféns das Farc no último dia 2.

"Foi uma conquista dos direitos humanos, da cidadania, (uma conquista) extraordinária. Penso que a liberdade de Ingrid Betancourt e de seus companheiros pode servir de estímulo para que não haja mais reféns na Colômbia e que todos sejam homens livres", declarou.

O governante brasileiro disse ainda que as pessoas devem entender que a forma mais fácil de se chegar ao poder é, justamente, disputando eleições.

Por sua vez, Uribe elogiou a prudência de Lula em temas relacionados à Colômbia.

"Isso nos enche de confiança", afirmou o presidente colombiano, que, além disso, destacou o papel conciliador sempre exteriorizado pelo governante brasileiro, que "sabe conduzir esses temas".

A respeito da ferrovia do Carare, Lula disse que o "Brasil vai financiar integralmente a participação das empresas brasileiras na construção" estrada de ferro, que vai "transportar carvão de alta qualidade". EFE ocm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG