Lula quer reunião da A.Latina para discutir gripe

Assunção, 24 jul (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs hoje à chefe de Estado do Chile, Michelle Bachelet, que como presidente temporária da União de Nações Sul-americanas (Unasul) convoque uma reunião de ministros da Saúde da América Latina para discutir a gripe suína.

EFE |

Lula sugeriu que esse encontro aconteça nos dias anteriores à Cúpula da Unasul, programada para 10 de agosto em Quito, e destacou que a "questão fundamental" no combate da doença passa por contar com uma licença de produção.

Já a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, propôs, também na Cúpula do Mercosul, a liberação das patentes para que os laboratórios da América Latina possam fabricar vacinas e antivirais contra a gripe.

Cristina quer a inclusão dessa referência na declaração final da reunião do bloco sul-americano, realizada em Assunção, e que faça alusão a estabelecer uma luta conjunta contra a gripe.

"Acho que também deveríamos gerar um pronunciamento sobre a distribuição de vacinas no mundo. A produção dos laboratórios que contam com a propriedade (patente) da fórmula não é suficiente para cobrir a demanda mundial", explicou.

A minuta da declaração, aprovada na sessão preparatória da reunião, fala em designar as vacinas, os antivirais e as equipes de diagnóstico como "bens públicos globais, cujo acesso equitativo seja possível para toda a população".

Também propõe ampliar "a capacidade de produção e aquisição (dos antivirais) por parte de países da região" e sugere fortalecer a rede de laboratórios de detecção e alerta antecipado.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que estamos perante uma pandemia. Privilegiar um instrumento econômico absolutamente respeitável, o direito às patentes, significaria condenar à morte milhões de pessoas", advertiu a chefe de Estado argentina.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE lb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG