Lula promete apoio ao Timor Leste em reunião com Ramos-Horta

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com seu colega timorense José Ramos-Horta durante uma breve visita a Díli nesta sexta-feira e prometeu seu apoio ao país asiático, disse Ramos-Horta.

AFP |

"Com muita felicidade e com todas as suas capacidades, o presidente Lula prometeu novamente ajudar o Timor Leste", disse Ramos-Horta à imprensa após ter se reunido com o presidente brasileiro.

Lula "disse que nestes dois anos quer manter excelentes relações com o Timor Leste, especialmente nos âmbitos da agricultura, da pesca e da construção".

Lula visitou a ex-colônia portuguesa como parte de uma viagem pelo sudeste asiático, após ter participado da reunião ampliada do G8 no Japão no início da semana.

Em um discurso ao Parlamento, Lula afirmou que dará seu apoio à reforma judicial dos tribunais militares.

"Isso representa uma parte da cooperação na área de justiça entre nossos dois países", afirmou o presidente brasileiro aos legisladores.

Lula se reuniu com o primeiro-ministro Xanana Gusmão durante sua visita ao Timor Leste, que foi colônia portuguesa durante séculos antes de ser anexado pela Indonésia em 1975.

O país, de um milhão de habitantes majoritariamente católicos, conquistou sua independência em 2002.

O presidente brasileiro visitou quinta-feira o Vietnã, onde elogiou os progressos econômicos do regime comunista e sua vitória na guerra contra os Estados Unidos. Esta sexta-feira viajará para a capital indonésia, Jacarta.

str-smc/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG