Lula pode ocupar a secretaria da Unasul

Presidente brasileiro e ex-líder uraguaino são cotados para posto, que ficou vago após a morte do argentino Néstor Kirchner

EFE |

O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse na terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o ex-governante uruguaio Tabaré Vázquez poderiam ocupar a secretaria da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

O cargo ficou sem representante depois da morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner . A agência de notícias "Andes" informou que o tema foi abordado pelos chefes de Estado do Equador e do Uruguai, José Mujica, durante a visita oficial que o uruguaio fez ao país andino.

"Teremos de seguir fazendo consultas, ainda não há um consenso, estamos só reunindo ideias", assinalou o governante equatoriano.

Além disso, Correa comentou que na lista estão muitos ex-presidentes da região, "portanto temos de seguir pensando um pouquinho, tomara que possamos conseguir um nome de consenso até Georgetown".

Na capital de Guiana ocorrerá, em 26 de novembro, uma cúpula presidencial do grupo, na qual o Equador entregará a presidência.

O presidente equatoriano se mostrou esperançoso de que, até essa data, receba uma ratificação adicional do tratado constitutivo da Unasul, que daria caráter legal ao organismo. "Temos oito países que aprovaram o tratado e nos falta um para que a Unasul tenha vida jurídica", acrescentou.

    Leia tudo sobre: unasullulaargentinanéstor kirchner

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG