um olhar diferente para a A.Latina - Mundo - iG" /

Lula pedirá a Obama um olhar diferente para a A.Latina

Rio de Janeiro, 6 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que aproveitará a reunião que terá em 14 de março com seu colega americano, Barack Obama, para pedi-lo que os Estados Unidos tenham um olhar diferente para a América Latina.

EFE |

"Eu lhe pedirei que os Estados Unidos tenham um olhar diferenciado para a América Latina, para a América do Sul. Somos um continente democrático e pacífico, por isso os Estados Unidos tem que nos ver com um olhar produtivo, de desenvolvimento, e não apenas pensando em narcotráfico e em crime organizado", afirmou Lula.

"Queremos que os Estados Unidos sejam um sócio para ajudar a construir uma América Latina mais forte", acrescentou.

Sobre a possibilidade de intervir para que os Estados Unidos mudem sua política a respeito de países como Cuba, Venezuela e Bolívia, Lula assegurou que "por enquanto ninguém pediu ajuda" embora tenha reiterado que pretende pedir um tratamento diferenciado para a região.

Ele já antecipou que, na sua opinião, o novo Governo dos Estados Unidos tem que suspender o embargo econômico que mantém sobre Cuba desde 1962 para iniciar um novo tipo de relação com a América Latina.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem em Caracas que, depois que Lula lhe comentou sua intenção de conversar com Obama sobre "o caso venezuelano", lhe deu "sinal verde" para fazê-lo.

Chávez alegou que a Venezuela "não necessita de intermediários" para falar com outros países, mas explicou que "por se tratar de Lula e de sua boa fé", lhe deu "sinal verde para que ele fale do que achar conveniente".

A primeira reunião entre Lula e Obama estava prevista para 17 de março, mas ontem foi antecipada em três dias por pedido dos Estados Unidos. EFE cm/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG