Lula pede apoio a Uribe para trazer Jogos de 2016 ao Rio

Rio de Janeiro, 15 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou hoje com seu colega colombiano, Álvaro Uribe, para pedir apoio à campanha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

EFE |

Em contrapartida, o chefe de Estado prometeu ficar ao lado da Colômbia para que sua capital, Bogotá, seja palco dos Jogos Pan-Americanos de 2015.

"Foi um encontro muito importante. O Brasil pediu apoio para que o Rio seja a sede dos Jogos de 2016 e nós fizemos o mesmo por Bogotá pelo Pan de 2015", disse Uribe, que participa da edição latino-americana do Fórum Econômico Mundial, na capital fluminense.

O Pan de 2007 foi realizado no Rio de Janeiro e o de 2011 ocorrerá na cidade mexicana de Guadalajara.

A Colômbia já organizou os Jogos Pan-Americanos de 1971, em Cali, e recentemente renunciou à pretensão de receber a Copa de 2014 pelo Brasil, que acabou como candidato único e escolhido pela Fifa.

O Rio está na lista de finalistas pelos Jogos de 2016, ao lado de Madri, Tóquio e Chicago. A Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) visitará a cidade no fim do mês.

Uma das missões de Lula em todos os fóruns internacionais tem sido defender a proposta. Seria a primeira vez na história que a América do Sul organizaria o evento. EFE cm/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG