Lula pede ao governo de Honduras uma solução negociada para retorno de Zelaya ao poder

NOVA YORK - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira aos governantes de Honduras que aceitem uma solução negociada e democrática que permita o retorno de Manuel Zelaya ao poder.

Redação com agências internacionais |

Em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU, Lula disse que conversou com o presidente deposto Manuel Zelaya e pediu que Zelaya "não forneça um pretexto" para que líderes do golpe invadam a embaixada brasileira.

Lula disse ainda que, ao permitir a entrada de Zelaya na embaixada brasileira, o Brasil fez o que qualquer país democrático faria.


Soldados hondurenhos cercam embaixada brasileira / AFP

Refúgio na embaixada brasileira

Na última segunda-feira, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, voltou a seu país e ficou refugiado na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Roberto Micheletti, presidente interino de Honduras, fez um pedido para que o Brasil entregue Zelaya à Justiça.

No início da noite de segunda-feira, a energia elétrica foi cortada pelas autoridades na zona da embaixada do Brasil, no bairro de Palmira, no nordeste de Tegucigalpa, para onde foram enviadas várias ambulâncias da Cruz Vermelha.

Em entrevista coletiva, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, disse ter conversado diretamente com Zelaya por telefone. Segundo ele, o Brasil espera que a volta do presidente deposto a Tegucigalpa represente um novo estágio nas negociações com o governo interino.

Amorim afirmou que o Brasil "não teve nenhuma interferência" nos fatos que levaram à presença de Zelaya em sua embaixada, limitando-se a conceder permissão para que ele entrasse no prédio, algumas horas antes de sua chegada.


Zelaya acena para partidários na embaixada brasileira na última segunda-feira / AFP

* Com AFP, Reuters e informações da BBC Brasil

Leia também:

Leia mais sobre Honduras

    Leia tudo sobre: hondurasmanuel zelaya

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG