Lula parabeniza Obama e destaca propósitos comuns de Brasil e EUA

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem para Barack Obama nesta quarta-feira, parabenizando-o por ter se tornado o novo presidente dos Estados Unidos. Na carta, Lula destacou as semelhanças e propósitos comuns entre os dois países, que possuem sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural.

Redação com agências internacionais |


Lula afirmou que "compartilha" com Obama sua intenção de buscar soluções políticas de uma perspectiva multilateral "para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva mundial", segundo um comunicado divulgado pela Presidência.

"Compartilho ainda sua preocupação em encontrar soluções urgentes e profundas para enfrentar a grave crise financeira e econômica que, originada no mundo desenvolvido, ameaça os países em via de desenvolvimento", assegurou.

Lula explicou ainda que o Brasil e os outros países latino-americanos "souberam reconstruir" nos últimos anos suas economias "com inegáveis conquistas sociais e políticas". "Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado", acrescentou.

Por último, Lula manifestou sua intenção de iniciar, no futuro, um diálogo "fluído e proveitoso" com o novo presidente dos EUA, e disse que os dois governantes devem ser instrumentos de uma renovada amizade entre o povo brasileiro e o dos Estados Unidos.

Leia a íntegra da mensagem enviada por Lula:

Senhor Presidente,

É com prazer que me dirijo a Vossa Excelência para cumprimentá-lo por sua posse como Presidente dos Estados Unidos da América.

Como sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural, Estados Unidos e Brasil têm muitas semelhanças e propósitos comuns. Compartilho sua intenção de buscar soluções políticas para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva no mundo de hoje desde uma perspectiva multilateral.

Compartilho, igualmente, suas preocupações em encontrar soluções urgentes e profundas para enfrentar a grave crise financeira e econômica que, originada no mundo desenvolvido, ameaça os países em desenvolvimento. O Brasil e os demais países da América Latina souberam reconstruir nos últimos anos suas economias com inegáveis ganhos sociais e políticos. Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado.

Na expectativa de poder, num futuro próximo, dar início pessoalmente a um diálogo fluido e proveitoso, faço votos de que Vossa Excelência tenha muito êxito nas suas novas funções e de que sejamos os instrumentos de uma renovada amizade entre nossos dois povos.

Cordialmente,
(Luiz Inácio Lula da Silva)

Análises

Opinião

Leia também:

Galerias de fotos

Vídeos

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG