Lula não estará no encerramento da Cúpula Ibero-Americana de El Salvador

Rio de Janeiro, 23 out (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da 18ª Cúpula Ibero-Americana, em El Salvador, mas não assistirá ao encerramento, porque viajará a Cuba no dia 30 de outubro, disseram hoje porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores.

EFE |

A cúpula acontecerá em San Salvador entre 29 e 31 de outubro, mas, devido a limitações de agenda, Lula só estará no país centro-americano até o dia 30, quando viajará a Havana para uma visita de Estado que durará até o dia seguinte, disseram os porta-vozes do Itamaraty.

As fontes não deram detalhes sobre as atividades do presidente brasileiro em Havana.

Esta será a segunda visita de Lula à ilha este ano, depois que, em janeiro, viajou a Havana para assinar vários acordos de cooperação bilateral.

Naquela ocasião, Lula se reuniu com o ex-presidente Fidel Castro, segundo imagens divulgadas pela televisão cubana, nas quais o brasileiro qualificou de "surpreendente" o estado de saúde do líder cubano.

Segundo o Ministério de Exteriores, o Brasil se propõe a se transformar no "parceiro comercial número um" de Cuba e estimular fortes investimentos de empresas brasileiras na ilha.

Em 2007, a troca bilateral foi de US$ 450 milhões e o Brasil se consolidou como o segundo maior parceiro de Cuba na América Latina, atrás da Venezuela. EFE ol/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG