Lula, Morales e Chávez assinarão acordo para proteção da Amazônia

La Paz, 16 jul (EFE) - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela) assinarão na próxima sexta-feira um convênio de desenvolvimento e proteção da Amazônia, informou hoje o Governo boliviano.

EFE |

O encontro ocorrerá na localidade amazônica de Riberalta, cerca de 900 quilômetros ao nordeste de La Paz, perto da fronteira com o Brasil, onde espera-se que os líderes permaneçam por quatro horas.

Os três presidentes assinarão uma declaração com o compromisso de apoiar o desenvolvimento e a proteção do equilíbrio ecológico da Amazônia, e de coordenar uma ajuda técnica e econômica, assinalou hoje o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Além disso, Morales e Lula assinarão um convênio para concretizar um empréstimo brasileiro de US$ 230 milhões destinado à construção de uma estrada de 508 quilômetros, que permitirá unir os departamentos de La Paz, Beni e Pando.

Quintana acrescentou, em declarações ao canal estadual de televisão realizadas em Riberalta, que os presidentes Morales e Chávez firmarão um acordo econômico, mas não deu detalhes sobre o mesmo.

O funcionário ressaltou ainda que está "contente e satisfeito" com as organizações sociais regionais de Riberalta que coordenam as boas-vindas aos governantes.

No entanto, o líder cívico opositor dessa localidade Marco Jauregui expressou à imprensa seu desacordo com a visita de Chávez a Riberalta e com a possível presença de militares venezuelanos que o acompanharão. EFE ja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG