Lula, Morales, Chávez, Correa e Lugo participarão do 9º Fórum Social Mundial

Brasília, 23 jan (EFE).- O Governo brasileiro confirmou hoje a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos líderes de Bolívia, Evo Morales; Venezuela, Hugo Chávez; Equador, Rafael Correa; e Paraguai, Fernando Lugo, no 9º Fórum Social Mundial.

EFE |

Até agora, só Lula, Chávez e Morales tinham confirmado participação no fórum, que será realizado em Belém (PA).

Tanto Lugo, que tinha rejeitado o convite - de acordo com os organizadores -, quanto Correa só confirmaram a participação agora, afirmou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, em entrevista coletiva.

Os governantes participarão de um debate de movimentos sociais que será organizado no dia 29, a partir das 19h (20h de Brasília), no centro de convenções Hangar, com capacidade para entre oito e dez pessoas, mas não devem manter reuniões bilaterais nem outra atividade de Estado.

Dulci explicou que Lula "entende" que o Fórum Social Mundial é uma atividade da sociedade civil e "não quer que as coisas sejam confundidas". Além disso, até o momento, nenhum dos convidados pediu a realização de encontros bilaterais.

O Governo brasileiro também estará bem representado no evento, com uma delegação ministerial cujo destaque é a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A 9ª edição do Fórum Social Mundial pretende reunir cerca de 120 mil pessoas, em seu retorno ao Brasil e a uma sede única, após no ano passado ter sido substituído pela convocação de atos e conferências simultâneas em mais de 100 países. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG