Lula justifica asilo a Battisti em carta a presidente italiano

O presidente de Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, justificou com razões jurídicas internas e internacionais a controvertida concessão de asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, informou nesta sexta-feira a presidência italiana.

AFP |

Em carta enviada ao presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, Lula explicou os motivos pelos quais as autoridades brasileiras concederam o estatuto de refugiado político a Battisti, sustenta o comunicado da presidência italiana.

O conteúdo completo não foi divulgado e o comunicado da presidência cita, apenas, breves fragmentos.

Lula responde assim ao presidente italiano, quem lamentou em outra carta, divulgada em 16 de janeiro, a decisão da Justiça do Brasil de conceder refúgio ao ex-ativista italiano.

"O presidente Lula manifestou a estima de seu país pela magistratura italiana e o estado de direito democrático vigente na Itália, assim como a confiança no caráter democrático, humanitário e legítimo de seu sistema jurídico", recorda o texto.

Segundo o comunicado da presidencia, "a carta conclui confirmando os laços históricos e culturais que unem o Brasil e Itália assim como a vontade de reformar as relações bilaterais entre os países".

A concessão semana pasada do estatuto de refugiado político a Battisti, ex-dirigente do movimento extremista Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), condenado à revelia na Itália à prisão perpétua por quatro homicídios que teria cometido entre 1977 e 1979, gerou indignação na península.

Napolitano, que se reuniu nesta mesma sexta-feira com o chanceler Franco Frattini, avalizou a decisão do governo italiano de "recorrer a todos os instrumentos jurídicos previstos no sistema brasileiro e internacional para que Battisti seja extraditado", destaca a nota.

Battisti "foi condenado à prisão perpétua por crimes cometidos durante os anos de ataque terrorista à democracia italiana", afirma o comunicado.

kv/erl/sd

    Leia tudo sobre: battisti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG