Lula irá à posse de Fernando Lugo como presidente do Paraguai

Assunção, 4 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros dez chefes de Estado, cinco vice-presidentes e o Príncipe de Astúrias participarão da posse do ex-bispo Fernando Lugo como presidente do Paraguai, semana que vem, anunciaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Lugo, de 57 anos, teve concedido o estado laico pelo papa Bento XVI na semana passada. Ele assume o poder e termina com uma hegemonia de 61 anos do Partido Colorado - é da Aliança Patriótica para a Mudança (APC, em espanhol) Além de Lula, estarão presentes na cerimônia de 15 de agosto os presidentes da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner; Bolívia, Evo Morales; Chile, Michelle Bachelet; Equador, Rafael Correa, e Honduras, Manuel Zelaya.

Segundo a assessoria de imprensa do comitê da transferência de comando presidencial, também anunciaram sua viagem os governantes da Venezuela, Hugo Chávez; Nicarágua, Daniel Ortega; Uruguai, Tabaré Vázquez; Taiwan, Ma Ying-jeou, e Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.

A presença de Obiang foi rejeitada por ativistas de direitos humanos e, por isso, as autoridades paraguaias anunciaram que não viria, mas fontes da coordenação local explicaram à Agência Efe que sua viagem voltou a ser confirmada.

Os Governos de Cuba, Peru, Colômbia, Panamá e Guatemala comunicaram que serão representados por seus respectivos vice-presidentes.

Já o Governo espanhol anunciou a viagem do herdeiro da Coroa, Felipe de Borbón, que no dia seguinte estará presente na posse de Leonel Fernández para um novo mandato como presidente da República Dominicana.

Também é aguardada a presença de delegações oficiais de 90 países, assim como de organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos programas das Nações Unidas. EFE lb/bm/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG