Lula iniciará na quinta-feira visita oficial à Holanda

Haia, 8 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará na próxima quinta-feira uma visita oficial de dois dias à Holanda, na qual se reunirá com membros do Governo, do mundo empresarial e com representantes sindicais, entre outros, indicaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Segundo o programa divulgado hoje pelo Serviço de Informação Governamental holandês (RVD), o presidente e sua esposa, Marisa Letícia da Silva, serão recebidos na quinta-feira pela rainha Beatrix no Palácio Noordeinde, residência oficial da monarca em Haia.

Em seguida, Lula se reunirá com as presidentes do Parlamento e do Senado, Gerdi Verbeet e Yvonne Timmerman-Buck, respectivamente, para então se encontrar com o primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende.

A única entrevista coletiva da visita acontecerá após o fim da reunião com Balkenende, prevista para as 7h15 (de Brasília) da próxima quinta-feira.

O programa da tarde começará com um almoço ao qual comparecerão a princesa Máxima e a irmã da rainha Beatrix, a princesa Margaret, com seu esposo, Pieter van Vollenhoven.

Em seguida, o presidente brasileiro se deslocará de Haia para Amsterdã, para depositar uma coroa de flores no monumento aos mortos na Segunda Guerra Mundial, situado na Praça Dam, no centro da cidade.

A visita de Estado, que tem como objetivo ampliar as relações bilaterais entre os países, continuará com um encontro com representantes do mundo empresarial no Centro Breitner de Amsterdã, onde estará presente a ministra da Economia holandesa, Maria van der Hoeven.

O jantar de Estado oferecido pela rainha Beatrix, e que encerrará o programa da quinta-feira, será precedido por uma foto coletiva para a imprensa.

Estarão na foto, além do presidente brasileiro e sua esposa, a monarca holandesa, seu primogênito, o príncipe Willem-Alexander, e sua esposa, Máxima Zorreguieta, a princesa Margaret e seu marido.

A agenda da sexta-feira, último dia da visita, inclui um encontro pela manhã entre Lula e representantes sindicais, além de um almoço com membros do Governo.

Pela tarde, o presidente assinará uma série de acordos bilaterais com a Holanda - que ainda não foram detalhados -, e depois discursará no World Forum Convention Center de Haia.

A seguir, após uma cerimônia de despedida no Palácio Noordeinde, assistirá a uma apresentação de samba e finalmente partirá do aeroporto de Roterdã. EFE mr/ev/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG