Lula inicia visita a Venezuela dedicada à assinatura de acordos energéticos

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou nesta sexta-feira uma visita à Venezuela, durante a qual assinará uma série de acordos energéticos com seu colega venezuelano, Hugo Chávez.

AFP |

Lula foi recebido por volta de meio-dia com um forte abraço de Chávez no palácio presidencial de Miraflores, onde recebeu honras militares.

O presidente brasileiro estava acompanhado de vários ministros, como o titular da Defesa, Nelson Jobim, o de Minas e Energia, Edison Lobão, e o do Desenvolvimento, Miguel Jorge, além de seu assessor internacional, Marco Aurélio Garcia.

Lula também viajou com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Chávez recebeu seu colega brasileiro acompanhado de seus ministros das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, das Finanças, Alí Rodríguez e do titular de Petróleo e Energia, Rafael Ramírez, que é também presidente da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Os dois presidentes deverão assinar esta sexta-feira quinze acordos em energia, principalmente gás e eletricidade, cooperação agrícola e industrial, e convênios em telecomunicações, além de um compromisso para ampliar a cooperação comum na fronteira entre ambos os países, informaram fontes diplomáticas à AFP, destacando que "as relações estão em um momento excelente".

Os dois presidentes realizaram seu último encontro bilateral em Recife no dia 27 de de março e Lula já havia visitado Chávez em Caracas em dezembro de 2007.

bl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG