Lula inicia viagem à A.Central com visita a El Salvador para posse de Funes

Rio de Janeiro, 31 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi hoje a El Salvador para assistir amanhã à posse do líder eleito Mauricio Funes e iniciar uma viagem que o levará ainda a Guatemala e Costa Rica.

EFE |

O avião presidencial brasileiro deve chegar a San Salvador às 20h15 (0h15, de segunda-feira), informaram fontes oficiais.

Na segunda-feira, Lula participará das atividades da posse do novo presidente salvadorenho, que visitou o Brasil na primeira viagem oficial após sua eleição, em março passado.

Com essa visita, o presidente pretende aprofundar a cooperação com El Salvador em projetos energéticos, incluindo o desenvolvimento de etanol de cana-de-açúcar, além de estreitar a colaboração nas áreas da segurança alimentar e no combate a aids.

Durante os atos da posse, Lula deve manter reuniões bilaterais com os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Paraguai, Fernando Lugo. Segundo explicaram porta-vozes da Presidência, porém, os encontros ainda não foram confirmados.

Depois do almoço oficial oferecido por Funes na Casa Presidencial, Lula seguirá para a Guatemala, onde manterá uma reunião com o presidente Álvaro Colom, para tratar projetos conjuntos na área de etanol e falar sobre a relação entre o Mercosul e o Sistema de Integração Centro-Americana (Sica).

Colom pretende discutir com Lula os mecanismos de financiamento para a aquisição de seis aviões militares da Embraer.

Outro assunto na agenda será a possível participação da Petrobras em projetos de prospecção de petróleo e gás em águas profundas da Guatemala.

Na terça-feira, Lula receberá as chaves da Cidade da Guatemala das mãos do prefeito Álvaro Enrique Arzú Yrigoyen e depois conhecerá o programa social "Escolas Abertas", inspirado na experiência brasileira.

Depois, almoçará com Colom em um "Refeitório Solidário", outro dos projetos sociais desenvolvidos pelo Governo guatemalteco.

Nesse mesmo dia, o presidente viajará para Costa Rica, onde permanecerá até quarta-feira para se encontrar com o presidente Óscar Arias, no que será a primeira visita na história de um chefe de Estado brasileiro a esse país.

O principal assunto será o fortalecimento das relações entre o Mercosul e o Sica, organismo do qual a Costa Rica assumirá a Presidência rotativa a partir de julho.

O Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, persegue desde 2004 um acordo comercial com o Sica, mas as negociações pouco avançaram desde então.

Além da Costa Rica, o Sica é formado por Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, e tem a República Dominicana como país associado.

Após a escala em San José, ainda na quarta-feira Lula deve concluir sua viagem pela região e retornar ao Brasil. EFE mp/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG